APRESENTAÇÃO:



A Paróquia Divino Espírito Santo e a Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha apresenta esse espaço que tem por objetivo divulgar a principal festividade folclórico-religiosa de Barra Velha, a Festa do Divino. Nesse espaço você poderá conhecer a história da festa, preparativos, agenda das bandeiras do peditório, novena e muitas informações sobre a grandiosa Festa do Divino que ocorrerá entre os dias 25 de maio a 09 de junho de 2014.


Envie depoimentos ou fotografias sobre a Festa do Divino para o e-mail:

julianobernardes@yahoo.com.br

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE BARRA VELHA:
A TRADIÇÃO SE RENOVA!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

POSSÍVEL ORIGEM DA FESTA DO DIVINO



POSSÍVEL ORIGEM DA FESTA DO DIVINO

    
É de suma importância que compreendamos que a história não possui uma verdade única. Por esse motivo, o que veremos a seguir, é um olhar sobre a origem da festa, entre os vários olhares existentes, que variam de acordo com o historiador\pesquisador e suas determinadas fontes históricas.


Possivelmente, a Festa do Divino originou-se entre os séculos XII e XIII, em Portugal. Sob a influência do pensamento do abade, Joaquim de Fiori, a Igreja do Espírito Santo de Alenquer foi erguida com o apoio da Rainha Isabel de Aragão e Dom Dinis. Seguindo os ensinamentos de Joaquim de Fiori, o culto ao Espírito Santo buscava coroar, todos os anos, uma pessoa comum (Imperador), além de auxiliar e amparar os menos favorecidos, através da entrega de pão e carne aos pobres, havendo também farta distribuição de vinho. A festa dos imperadores passou então do continente português à Ilha da Madeira, aos Açores e daí para o Brasil, África Portuguesa e Índia e mais tarde para os Estados Unidos e Canadá.

É impossível distinguir a estreita relação entre o Sagrado e o Profano na Festa do Divino. Os fiéis participam das celebrações religiosas e também dos festejos que ocorrem posteriormente.



A FESTA DO DIVINO NO BRASIL E EM SANTA CATARINA



Em cada cidade, estado ou país, a Festa do Divino assume características próprias. As festividades variam de acordo com os costumes de cada região.


São escassas as fontes que temos sobre o início da Festa do Divino no Brasil. Existem registros de festas na Bahia, no século XVIII. Os imigrantes que no Brasil aportaram, trouxeram suas práticas culturais, onde destacamos as festividades ao Divino Espírito Santo. Estados como Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e, é claro, Santa Catarina mantêm viva a tradição do Divino.
         Em 2008, comemoramos os 260 anos de colonização açoriana em Santa Catarina. Em 1747, no porto de Angra, Ilha Terceira, nas galeras Jesus, Maria, José e Sant`Anna e Senhor do Bonfim houve a primeira partida de açorianos para o Sul do Brasil. A partir da chegada dos açorianos e de habitantes de outras ilhas de Portugal, incentivadas pelo governo brasileiro, diversas localidades passaram a realizar a Festa do Divino, inclusive no interior, mas foi no litoral que os açorianos se estabeleceram de forma mais intensa, trazendo consigo suas raízes e atribuindo novos elementos as suas práticas culturais. Florianópolis concentra diversas festividades ao Divino e cidades como Barra Velha, Penha, Itajaí, Camboriú, Laguna, Imbituba, Jaguaruna, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Palhoça, Blumenau, Garopada, Tijucas, entre outras, celebram o Divino Espírito Santo. 



Por Juliano Bernardes

Historiador e Professor

Diretor Cultural da Irmandade do Divino Espírito Santo e Diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Barra Velha

julianobernardes@yahoo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário