APRESENTAÇÃO:



A Paróquia Divino Espírito Santo e a Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha apresenta esse espaço que tem por objetivo divulgar a principal festividade folclórico-religiosa de Barra Velha, a Festa do Divino. Nesse espaço você poderá conhecer a história da festa, preparativos, agenda das bandeiras do peditório, novena e muitas informações sobre a grandiosa Festa do Divino que ocorrerá entre os dias 25 de maio a 09 de junho de 2014.


Envie depoimentos ou fotografias sobre a Festa do Divino para o e-mail:

julianobernardes@yahoo.com.br

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE BARRA VELHA:
A TRADIÇÃO SE RENOVA!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DIVINA FESTA DO DIVINO:



DIVINA FESTA DO DIVINO 
DE BARRA VELHA





Os fogos e o tambor anunciam: o ciclo do divino se renova. Há aproximadamente dois séculos, a Festa do Divino Espírito Santo ocorre em Barra Velha , por meio de uma belíssima profusão entre a religiosidade popular e o folclore açoriano, proporcionando momentos de encontros e reencontros entre a comunidade e os visitantes.
Aproximadamente nos dois meses que antecedem a festa, os foliões, Imperadores, familiares e amigos percorrem os municípios de Barra Velha e São João do Itaperiú com as bandeiras do peditório. Entoando as tradicionais melodias, recebem doações das famílias e as convidam a participar dos festejos.
         Após as novenas preparatórias, a Festa do Divino ocorre com grande êxito, repleta de simbolismo e tradição. Junto aos Imperadores, segue o cortejo rumo à Igreja onde são realizadas as celebrações, com destaque para a coroação dos Imperadores, que ocorre no domingo, e para o sorteio e anúncio dos novos Imperadores na celebração de segunda-feira, onde o Império do Divino é transferido aos responsáveis pela festa do ano seguinte.
A Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha, instituição criada com o objetivo de incentivar, não somente a Festa do Divino, mas as demais tradições açorianas presentes do município, busca promover a principal festividade folclórico-religiosa da região. Com isso, os mais velhos participam das festas atuais e relembram as antigas festividades e as novas gerações conhecem essa manifestação religiosa que ocorre em Barra Velha todos os anos e que deve ser considerada e mantida como Patrimônio Material e Imaterial de todos nós.  


Por Juliano Bernardes
julianobernardes@yahoo.com.br         

Nenhum comentário:

Postar um comentário