APRESENTAÇÃO:



A Paróquia Divino Espírito Santo e a Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha apresenta esse espaço que tem por objetivo divulgar a principal festividade folclórico-religiosa de Barra Velha, a Festa do Divino. Nesse espaço você poderá conhecer a história da festa, preparativos, agenda das bandeiras do peditório, novena e muitas informações sobre a grandiosa Festa do Divino que ocorrerá entre os dias 25 de maio a 09 de junho de 2014.


Envie depoimentos ou fotografias sobre a Festa do Divino para o e-mail:

julianobernardes@yahoo.com.br

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE BARRA VELHA:
A TRADIÇÃO SE RENOVA!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ORGANIZAÇÃO DA FESTA DO DIVINO DE BARRA VELHA:




ORGANIZAÇÃO DA FESTA DO DIVINO DE BARRA VELHA


Peditório: cortejo que percorre todo o município de Barra Velha e região, visitando as residências, recebendo doações e convidando os fiéis a participarem das festividades.




Foliões: são os “cantores do divino” que entoam as tradicionais melodias. Visitam as casas e são os responsáveis pelo Cortejo Imperial na Festa.




Novenas: a palavra novena deriva de nove. Portanto, são nove dias de preparação para a Festa. Com a colaboração dos noveneiros, costuma-se servir uma janta a todos, após as celebrações. Desta forma, lembramos as antigas festas, “onde tudo era gratuito”.




Imperadores: são os responsáveis pela Festa. Com o objetivo de diminuir os gastos da Festa, duas famílias podem se juntar e organizá-la. No domingo da Festa, são coroados como o Imperador e Imperatriz e na segunda-feira ocorre o sorteio e anúncio dos novos Imperadores.




Bandeiras: são quatro. Duas fazem parte do peditório (que visitam as casas) e duas do Cortejo Imperial. A Azul representa a Santíssima Trindade e a Vermelha o Espírito Santo.





Coroas: a vermelha é do homem e representa o Espírito Santo e a Azul a Santíssima Trindade e é a Imperatriz que recebe.




Empregados de Velas: representam os empregados da Corte Imperial. São os responsáveis pelas velas nas procissões da Festa.




Trinchantes da Coroa: carregadores das coroas no Cortejo Imperial.




Alferes da Bandeira: carregadores das Bandeiras no Cortejo Imperial.





Quadro: fita vermelha que separa o Cortejo Imperial das demais pessoas nas procissões.




Casa do Império: local de partida e chegada das procissões. Representa a sede do Império.




Irmandade: instituição criada especialmente para manter a tradição da Festa do Divino.


Por Juliano Bernardes
Historiador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário